Aqui você poderá encontrar muito de mim e espero com isso revelar o que ainda não sabe sobre você. Calma, aqui não será um espaço esotérico. Mas, acredito que no contato com o outro/a descobrimos quem verdadeiramente somos. Sinta-se a vontade em viajar comigo nesses escritos e saiba que o conhecimento é um processo, é uma construção, em que todos/as nós fazemos parte das diversas etapas de sua edificação. Participe desta aventura, venha pescar comigo nesse grande mar que é a vida, onde costuraremos histórias e reflexões acerca dos nossos sentimentos, pensamentos e das coisas da vida, as coisas do dia-a-dia que nos rodeiam.

Seguidores

terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma atitude pode mudar o resultado do mal que estão tramando contra você

Muitas vezes damos tamanha importância para coisas tão pequenas, ou tão ínfimas que elas ganham proporções que não conseguimos dar conta. Então, saiba como lidar quando isso acontecer.

Antes devo informar que nem sempre isso é fácil, certos momentos estamos tão fragilizados que caímos como ratos na ratoeira ao irmos afoitos pelo exalar do cheiro do queijo. Mas, ao contrário dos ratos, somos seres pensantes, pelo menos, a priore, somos.

Somos descendentes dos homo sapiens, que tem sapiência, inteligência, sendo assim, diante daquilo que normalmente nos tiraria do sério ou interferirá diretamente em nosso estado de espírito, em nossa serenidade sagrada e pacientemente conquistada, devemos agir como seres que de fato pensam, que refletem sobre tudo que nos chega e nos cerca.

Geralmente escuto alguns cúmplices dizendo: estou chateado por isso, estou triste por aquilo, estou com raiva e, por aí segue, e tirando os fatos que transcendem nossa interferência e nossa ação sobre eles, geralmente essas mudanças de humor são causadas por interferência, ações, atitudes de outras pessoas.

O que transcende nossa ação não podemos fazer nada, a não ser nos conformar com os fatos dados e tentar seguir em frente, apesar da dor, tristeza, chateação e raiva que nos incomodarão, aqui entra em cena um exercício fundamental: a paciência. A paciência é uma virtude e como tal, necessita de treino, exercício constante para preservá-la ou mesmo adquiri-la. Uma vez conquistada essa virtude, nossos problemas já terão 50% de solução. Pois, isso nos proporcionará, dentre tantas coisas a tranqüilidade e o saber esperar. Saber esperar a hora certa de agir ou mesmo de nada fazer.

Algo a ser feito é diagnosticar os problemas de fato e os eminentes, para sabermos o que exatamente estar acontecendo, as razões e os porquês, se começou agora ou já perdura por mais tempo. Pois, se for agora, devemos ponderar se há sentido em tudo isso. Pense, você está feliz, com pessoas que te amam, seu amor, seus amigos, sua família e isso é o que importa, não deixe que outras coisas interfiram nisso, não ligue para essas coisas, não retruque, será pior.

Lembremos que a paciência é uma virtude, e mais um coisa, cuidemos daquilo que de fato importa para nós, aquilo que é raro, o amor que recebemos de quem nos quer bem e que jamais nos abandonarão.

Enfim, não vejo motivos para que deixemos a tristeza invadir nosso coração. Pelo menos, não por essas ações alheias, isso não deve ser motivo de tristeza. Não esqueçamos que nossa vida está como proporcionamos que ela estivesse, do jeito que nos realiza e nos deixa felizes, temos ao nosso lado alguém que é do jeito que sempre esperamos (pelo menos é isso que verbalizamos quando falamos da pessoa amada).

Mas, se isso não for bem assim como descrevo, lembremos do que escreveu Cecília Meireles, que a "felicidade plena não existe, o que existem são momentos felizes". Sendo assim, se de tudo você achar que sua tristeza, hoje, te incomoda tanto, viva um pouco da nostalgia das lembranças felizes, dos momentos que se eternizam em nossa memória e que podemos recorrer a qualquer instante, pois o inferno que é o outro pode nos tirar a tranqüilidade de um instante, de um dia, de uma semana, de messes ou até mesmo anos, mas nunca nos tirará os nossos momentos eternos de felicidades.

Um comentário:

Unknown disse...

É isso aí, nascemos para sermos felizes e parte considerável para isso só depende de nós mesmos... é a arte de fazer aquilo que me faz bem e não aquilo que os outros vão gostar, e assim saborear as coisas boas que a vida nos oferece.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...