Aqui você poderá encontrar muito de mim e espero com isso revelar o que ainda não sabe sobre você. Calma, aqui não será um espaço esotérico. Mas, acredito que no contato com o outro/a descobrimos quem verdadeiramente somos. Sinta-se a vontade em viajar comigo nesses escritos e saiba que o conhecimento é um processo, é uma construção, em que todos/as nós fazemos parte das diversas etapas de sua edificação. Participe desta aventura, venha pescar comigo nesse grande mar que é a vida, onde costuraremos histórias e reflexões acerca dos nossos sentimentos, pensamentos e das coisas da vida, as coisas do dia-a-dia que nos rodeiam.

Seguidores

Postagem em destaque

Eu sempre estive perto de você

terça-feira, 21 de maio de 2013

Costura Encadernada - O Livro dos Abraços (Eduardo Galeano)


A Costura Encadernada de hoje é O Livro dos Abraços de nosso grande hermano Eduardo Galeano*,  nascido em nossa pátria irmã Uruguai. Entre tantas habilidades destaca-se seu tino jornalístico, costureiro/escritor e sonhador. Um dos seus grandes sonhos ainda o acompanha, ser jogador de futebol que nos é  apresentado em algumas de suas costuras, enquanto costureiro apresenta um estilo que transcende os gênero ortodoxos, conseguindo articular ficção, jornalismo, análise sociopolítica e histórica. Galeano estreou na vida no terceiro dia de setembro, no palco da Cidade de Montevidéu, no ano de 1940. Traz em seu ser esta identidade latino-americana, tão intensa e perceptiva em suas costuras. 

Esta marca levou Galeano a ser o primeiro cidadão da América Latina a receber o título de Cidadão Ilustre do Mercosul. Quando costura, faz a memória ganhar vida, ao considerá-las como bicho inquieto. Em suas memórias pessoais navegamos desbravando um mar de possibilidades e ganha força ao juntar suas memórias com nossa coletiva e identidade latino-americana. Em suas costuras nos apresenta a importância dos pequenos momentos ao contarmos nossa história, pois são esses momentos que remexem dentro nós e nos faz sentir a verdadeiro sentido da vida.

Sobre a Costura Encadernada - O Livro dos Abraços: Esta costura traz essa autêntica marca de seu costureiro, fruto de sua navegação neste grande mar que é a vida, e de modo especial, nas águas desta Latino-América, onde pode observar e sentir muita coisa. Pois, costureiro desta magnitude, sente e vive, e o que costura é sempre resultado de suas experiências vividas e isso podemos perceber em nossa Costura Encadernada de hoje. Nela, vamos encontrar aquilo que de mais intenso ele encontrou por sua navegação e destaca a grandiosidade dos pequenos momentos e como eles vão se entrelaçando e alinhavando a vida.

Nesta costura, Galeano nos leva sentir a sensação do abraço, aquele abraço apertado, de corpo inteiro, que nos possibilita sentir o outro por completo, sua respiração e as batidas do seu coração, embaladas pelo sentimento de bem querer. Sensação que nos retira do lugar e nos levas a viajar, por um grande mar de lembranças e sensações que só um abraço é capaz de proporcionar.  Essa defesa da memória como algo vivo, e como ele mesmo diz que “nasce a cada dia” podemos encontrar na costura encadernada de hoje.

Caro navegante, nada que possamos costurar aqui será capaz de alcançar em sua plenitude o que esta bela costura de nosso querido hermano nos proporciona ao degustar o seu conteúdo. Esta é uma costura é uma colcha de retalhos, onde cada retalho pode ser considerado uma costura completa e muito bela, uma vez que valoriza os pequenos detalhes de nossa vida que deixamos passar despercebido e não conseguimos ver quanta beleza eles contem. 

Com tudo isso, esta costura ganha uma dinâmica, permitindo que seja lida sem que nos preocupemos em seguirmos  a ordem sequencial que ela foi encadernada. Cada retalho que compõe esta colcha possui especificidades e está carregada de sentimentos únicos que saltam, como se tivesse vida própria, e nos preenchem. E preenchidos de tanta coisa bela, sentimos cada sentimento e somos impulsionados a fazer memória das coisas simples que vivemos e pouca atenção demos, e desejamos viver tudo com a mesma intensidade de valor e beleza que nosso costureiro de hoje, conseguiu alinhavar em sua costura encadernada: O Livro dos Abraços  (baixe aqui). Que você tenha uma boa contemplação desta costura e compartilhe conosco sua experiência deixando seu retalho em nosso atelier.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...