Aqui você poderá encontrar muito de mim e espero com isso revelar o que ainda não sabe sobre você. Calma, aqui não será um espaço esotérico. Mas, acredito que no contato com o outro/a descobrimos quem verdadeiramente somos. Sinta-se a vontade em viajar comigo nesses escritos e saiba que o conhecimento é um processo, é uma construção, em que todos/as nós fazemos parte das diversas etapas de sua edificação. Participe desta aventura, venha pescar comigo nesse grande mar que é a vida, onde costuraremos histórias e reflexões acerca dos nossos sentimentos, pensamentos e das coisas da vida, as coisas do dia-a-dia que nos rodeiam.

Seguidores

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Costura Encadernada - A verdadeira história do Pequeno Príncipe (Alain Vircondelet)


A Costura Encadernada de hoje é A verdadeira história do Pequeno Príncipe, de Alain Vircondelet. Nosso costureiro de hoje estudou literatura e filosofia e é mestre conferencista no Instituto Católico de Paris. Renomado biógrafo, entre suas obras que o consagraram estão as biografias de várias figuras importantes da literatura, das artes e da espiritualidade cristã: Blaise Pascal , Charles de Foucauld, João Paulo II, Casanova e sobre o Pai do Príncipe Menino - Saint-Exupéry. Arrisco dizer que Alain Vircondelet é o maior especialista em Exupéry. Outras costuras que envolvem Exupéry estão Saint-Exupéry: Verdade e lendas; Consuelo e Antoine de Saint-Exupéry: Uma história de amor; Foi Antoine e Consuelo de Saint-Exupéry e Saint-Exupéry: História de uma vida.
Para desenvolver a costura que apresentamos hoje, Alain Vircondelet fez um mergulho na vida de Saint-Exupéry durante seu exílio em Nova York, período em que a desesperança tomou conta de Exupéry. Vircondelet contou com ajudas singulares para sua costura, tendo apoio de pessoas que conviveram de perto com Saint-Exupéry. Destaque para aquela que fora considerada uma das protagonistas mais influentes da vida e obra dele, Nelly de Vogué. Ela "fora a sua amiga do coração, sua confidente". Além dos acessos aos arquivos da esposa de Saint-Exupéry, Consuelo de Saint-Exupéry, figura forte, delicada e talentosa, a Rosa do Pequeno Príncipe.

Sobre a Costura Encadernada: A Verdadeira história do Pequeno Príncipe – nos revela um Exupéry pouco conhecido, e até difícil de se imaginar, sobretudo para quem já se deliciou com sua costura encadernada O Pequeno Príncipe, que para muitos dispensa comentários e que neste momento não cabe fazê-los aqui. Esta costura encadernada nos revela o homem que está por trás de uma das personagens mais puras da literatura mundial. Deixando de lado alguns equívocos de tradução e até de português, é uma obra envolvente e que nos faz mergulhar nos detalhes pouco conhecido deste que é um dos meus costureiros preferidos. 
Esta costura nos permite ter acesso a informações reveladoras sobre o que cerca a costura do Príncipe Menino, dedicações, homenagens e inspirações por trás de cada retalho que compõe essa que é uma de suas maiores costuras. À medida que aprofundamos na costura podemos perceber os conflitos existenciais vivenciados por Exupéry e que o influenciaram em sua trajetória de costureiro de palavras. Vircondelet desnuda as insatisfações com a vida adulta que Exupéry sentia, o que o torna um aventureiro em busca de sentido para a sua vida, uma busca pela por sua criança perdida, que se encontrava dentro dele mesmo, em sua mente e corpo de adulto.
Tal busca, o fazia deparar-se com a depressão, melancolia e pela tristeza diante do seu ser da infância, agora perdido e ainda a finitude da vida.  A costura nos apresenta como nasceram o Príncipe Menino, a Rosa e a Raposa e como a costura que envolve essas personagens envolveram Exupéry no seu período de exílio em Nova York e o livrou da desesperança que sentia. 
Hoje, fico por aqui, espero que gostem do que vão encontrar nesta costura que apresentamos. Paz e Vida Longa!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...