Aqui você poderá encontrar muito de mim e espero com isso revelar o que ainda não sabe sobre você. Calma, aqui não será um espaço esotérico. Mas, acredito que no contato com o outro/a descobrimos quem verdadeiramente somos. Sinta-se a vontade em viajar comigo nesses escritos e saiba que o conhecimento é um processo, é uma construção, em que todos/as nós fazemos parte das diversas etapas de sua edificação. Participe desta aventura, venha pescar comigo nesse grande mar que é a vida, onde costuraremos histórias e reflexões acerca dos nossos sentimentos, pensamentos e das coisas da vida, as coisas do dia-a-dia que nos rodeiam.

Seguidores

terça-feira, 22 de junho de 2010

Um dia especial

Ontem iniciei minha noite de descanso com um clima seco e abafado, pela manhã, de hoje, o dia parecia não querer amanhecer, um dia levemente “fresco” (no sentido originário da palavra) rsrsrs, seria um convite a ficar mais na cama? Ou um “sinal” de que deveria descansar destes dias, meses, ano tão corrido que tenho vivido? Não sei! A vontade de ficar mais um pouco na cama foi imensa, mas, hoje, é um dia como os outros de uma semana, é um dia de trabalho, estudo, reuniões, etc. É mais um dia de correria! A diferença deste dia dos outros dias do ano é básica e revolucionária. (Explicarei adiante)

Ao chegar a meu trabalho, e ao acessar minha caixa de correio eletrônico, vi uma mensagem com título: “Feliz aniversário”. Abri a mensagem e ela iniciava exatamente com a seguinte frase: “Hoje é um dia especial”. Essa frase, talvez mais veloz que a luz, fez um passeio em minha mente, passeio que teve como resultado a seguinte indagação: Hoje é um dia especial? O que é um dia especial? Para quem é especial?

Olhei para os meus dias passados, para os meus anos vividos e vi que todos os meus dias foram especiais. Não preciso que chegue o dia em que completo mais um ciclo de vida para dizer: hoje é um dia especial. Mas, a diferença básica e revolucionária que traz o dia do aniversário, pode explicar o motivo pelo qual esse dia é intitulado de especial.

Ao pensar sobre a especialidade do dia de nosso aniversário, fiz, de fato, uma viagem mental. O dia do aniversário é especial a primeira vista por ser o dia em que se completa mais um ciclo na vida de alguém, contudo, não são todos os ciclos de vida que são especiais, existem “vidas” que não gozam de elementos em seu dia-a-dia que tornaria o dia do aniversário especial. Mas, mesmo o dia de aniversário não especial para o aniversariante, será especial para aqueles que se relacionam com quem está aniversariando, os amigos.

Isso me leva a crer que seja esse o maior motivo pelo qual se intitula o dia de aniversário como especial, ter a presença de quem aniversaria junto de nós. A presença aqui toma o sentido de existência. O simples e notável fato de existir – seja aqui tão próximo que possamos tocar o outro ou distante ao ponto de só podermos manter contato pelas ferramentas que aproximam vidas, os meios virtuais, cartas, telefone ou mesmo a ciência de que outro esteja lá – já nos faz declarar o dia do aniversário como especial.

Outra dimensão que faz ver o dia de aniversário como especial está vinculada a revisão que devemos fazer a cada ano completado, seja de estudos, relacionamentos afetivos, dentre tantos outros. Mas, sobretudo, de nosso projeto pessoal de vida, bem como, as projeções que faremos para o ano que chega. Esta dimensão me levou a pensar ao que chamaria de o grande aniversário, que todos nós comemoramos: a festa de ano novo.

A “festa de ano novo” é um dia especial, é o dia em comemoramos o fechamento de um ciclo e início de outro na história da humanidade. Essa é a diferença básica e revolucionaria do dia do aniversário dos demais dias do ano, neste dia nós celebramos um ano que se passa e um novo ano que se inicia. Esta é a nossa festa de ano novo!

Celebrar a chegada de um novo ano nos possibilita olhar para o ano passado, ver tudo o que passamos: tristezas e alegrias, derrotas e vitórias, “sanidades e loucuras”, conquistas, choros e risadas, amigos reconhecidos e amigos que se vão, um amor intenso, um sofrimento louco e satisfações infindáveis, um amor pela vida inesgotável e dizer mais um ano se passou, mais um ano vivido e/ou menos um ano para se viver. E, com esse olhar, poderemos projetar um ano novo cheio de boas realizações. A possibilidade de um próximo ano melhor torna o dia do aniversário especial até para quem não gozou de um bom ano. O dia de nossa festa de ano novo, o nosso aniversário é, assim, um dia de esperança, um dia especial!

----------------------------------------------------------------------------------
Estas palavras foram costuradas por ocasião do meu 27º aniversário, um ano recheado de dias especiais, e esse dia então...

2 comentários:

Unknown disse...

Hj é um dia especial...
O legal da vida é se a gente reconhecesse que cada dia é especial, mesmo que seja para chegar ao fim/começo de mais um ciclo importante (aniversário ou ano novo) que se constroi dia após dia!

Grazi disse...

Conheci recentemente o seu blog, e acabo de descobrir um dos dias mais especial de uma pessoa...E sendo assim quero te desejar muitas alegrias no dia de hoje...fazer aniversário é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito porque DEUS na sua infinita sabedoria, deu a natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós a capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo hoje muitos recomeços...e continue com o dom de tocar profundamente o coração das pessoas através das palavras...beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...