A Costura Encadernada de hoje é “Ei! Tem alguém aí?”, de Jostein Gaarder*, filho de um casal de professores, é escritor e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias. Sua costura encadernada mais conhecida é: “O mundo de sofia”. Algo que se destaca nas costuras de Gaarder, são suas questões sobre a vida, muitas vezes, mais estigantes que o próprio enredo de suas histórias.
Sobre a Costura Encadernada – Ei! Tem alguém aí? Esta costura narra a história de Joakim, um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho ou irmãzinha. É madrugada, quando Joakim é deixado sozinho em casa. Pois, seu pai e sua mãe foram ao hospital. Enquanto espera que seu pai e sua mãe voltem do hospital com sua irmãzinha ou irmãozinho, acontece o inesperado, para não dizer estranho, já que isso é relativo: como se fosse uma estrela cadente, uma menino cai, bem no meio do jardim de seu jardim. É um meino de outro planeta e seu nome é Mika. Os dois são muito semelhantes ao mesmo tempo em que são muito diferentes. Passam juntos, 24 horas, onde conversam sobre o universo e temas diversos como a origem da vida, os princípios da evolução e a extinção dos dinossauros, conversam também, sobre Mika e sobre como ele chegou ao planeta Terra e caiu logo no meio do quintal de Joakim.
Esta costura é traçada como se fosse uma carta de Joakim, já adulto, para sua sobrinha, Gabriela. O surpreendente é a sutileza com que Gaarder, traça suas indagações filosóficas que faz desta, uma leitura prazerosa, servindo tanto ao público infantil, quanto o juvenil e o adulto, que uma característica deste costureiro, preocupar-se em costurar para um público, servindo a outros. Se ainda não presenteou seu filho/a, sobrinho/a, afilhado/a neste mês das crianças, esta é uma boa pedida. Sem contar, que é uma ótima forma de apresentar, aos pequenos, a importância da busca pelo conhecimento. Totalmente recomendado a crianças de 7-9 anos, ou de idades que vão dos 10 aos 100 anos.
*Nasceu em 1952, na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. A partir de 1991, ganhou projeção internacional com O Mundo de Sofia, já traduzido para 42 línguas. Mora em Oslo, com a mulher e dois filhos.
(copiado da página do autor no site da Companhia das Letras)
PS. Tenho esta costura em formato digital.
Um comentário:
Adoro esse autor, mas esse título ainda não li... Vou colocar na minha lista...
O livro dele que mais gosto é "Através do espelho".
Bjss
Postar um comentário